domingo, 11 de julho de 2010

Mega Post Blog do Gould

Saudações a todos.
Como já devem ter reparado, há 6 dias que não publico uma notícia das minhas aves, porém, hoje tomei a decisão de fazer um mega post só de Goulds e de uma curiosa e bastante interessante passagem que pude presenciar no viveiro onde se situam 4 machos e 3 fêmeas e um ninho.Vou começar então pela sucedida passagem...
Um dia destes à tarde enquanto abastecia as gaiolas com comida e água fresquinhas, acabei por observar uma atitude bem curiosa e interessante de um casal de Goulds no viveiro grande, então, corri logo e fui buscar a máquina fotográfica para ''gravar'' aquele momento antes que fosse tarde de mais. Momento esse que gravei foi entre um macho clássico, cabeça vermelha e uma fêmea também clássica cabeça preta. Este é o único casal de Goulds que para já se formou naturalmente. Bem, e como eu estava a dizer, o momento que eu presenciei foi o do macho a explorar o ninho e a construí-lo, enquanto que a fêmea andava lá à volta, vou passar então a mostrar as fotos (que vão ser colocadas por ordem de acontecimentos).

1º- O macho avalia o ninho.

2º- O interesse em entrar no ninho começa a aumentar.

3º- Olha para o ninho e avalia-o do exterior.

4º- Entra no ninho e explora-o.

5º- Agarra em algumas palhas (fibra de côco) e molda o ninho.

6º- Por eu me ter aproximado demasiado para tirar a foto, o macho interrompeu o seu trabalho para ir à porta ver o que se passava.

Se repararem bem nas fotos irão ver que a fêmea também anda à volta do ninho e demonstra bastante interesse.



Vitamina E


O próximo assunto que quero abordar é sobre, como indica o título, a vitamina E.
Muitos criadores que conheço utilizam esta vitamina como suplemento para favorecer a reprodução das suas aves. No meu caso, eu utilizo 2 métodos e esses dois métodos são também para favorecer a reprodução, mas apesar de um ser ''artificial'', o outro é natural.
Métodos esses que são: Administração de Vitamina E e administrar também cânhamo(moderadamente).


Vitamina E



Sementes de Cânhamo

É um grão inactivo da planta Cannabis. É rico em extracto etéreo e proteínas. Contém THC, o qual estimula o interesse sexual nas aves. Não deve haver exageros na quantidade de cânhamo administrada às aves, para evitar-se excessiva excitação dos animais. O seu uso principal é nas misturas para canários, aves exóticas, pássaros silvestres etc. É um dos melhores grãos para qualquer ave, porém o seu uso (principalmente no verão) nunca pode ser excessivo.


Casais


Vou deixar mais algumas fotos de alguns casais já formados, mas desta vez com ninhos.

Casal de Goulds com ninho interno (o macho já começou a trabalhar o ninho)


Casal de Diamante Papagaio




Por hoje é tudo, espero que tenham gostado deste mega post e que vos tenha também suscitado interesse nestas magnificas aves.
Boas criações*

2 comentários:

Louisette disse...

Magnifico fotod , bello blog,saluda del Belgica

Rui P Azevedo disse...

Muito obrigado pelo elogio, e também por visitar o meu blog.
Cumprimentos
Rui Pedro Azevedo