segunda-feira, 5 de julho de 2010

Goulds no ninho

Saudações ornitológicas.
Ontem foi o dia em que resolvi finalmente colocar os ninhos aos meus casais de Goulds e ao de Diamante Papagaio. Neste momento conto com um plantel de 4 casais de Goulds, 1 casal de D. Papagaio e 7 casais de Bengalins, porém, os casais de Bengalins vão servir de apoio aos novos casais de Goulds, que são 3 e ao de D. Papagaio, apenas 1 casal de Goulds irei deixar a criar ''Directo'', os restantes não devo arriscar pois ainda estão à experiência.
Bem, mas não é bem sobre isso que eu vos queria falar, mas sim sobre a reacção dos casais à introdução do ninho. Estes novos casais suscitaram tanto interesse no ninho que até me deixaram com vais vontade de ''arriscar tudo'' na sua reprodução, mas eu sei que no mundo dos Goulds isto é a ilusão do início. O meu espanto foi que dois desses casais já têm ninho feito, inclusive num dos casais o macho já chama a fêmea ao ninho (casal nº2), o que é formidável. O casal de diamante papagaio também entrou muito rapidamente no ninho, (espero que signifique alguma coisa, uma vez que é o meu primeiro ano com esta espécie) e também coloquei um ninho na grande voadeira onde tenho 3 machos e 3 fêmeas Goulds, só para fazer um teste, e que por agora o ninho é 100% ocupado por um macho Clássico cabeça vermelha que pelo que tenho visto e me dá a entender, está acasalado com uma fêmea clássica cabeça preta, digo isto porque vejo-o constantemente a entrar no ninho e a chama-la, e também vejo que ela se aproxima do ninho, olha lá para dentro e se não resolve entrar, o macho vem à porta do ninho chama-la! Vai ser também a primeira vez que vou tentar que criem em voadeira grande, ou seja, em comunidade.


Macho clássico CV (da grande voadeira e ''dono'' do respectivo ninho)

Fêmea clássica CP (da grande voadeira e fêmea do cabeça vermelha (a cima) )


Por hoje é tudo
Até amanha se Deus quiser e Boas Criações a todos...

Sem comentários: