terça-feira, 10 de novembro de 2009

Resultados da sondagem

Boa noite
Como já devem ter reparado, a opção que ganhou a sondagem foi a ''Criar com Bengalins'' ficando na segunda posição a opção ''Serem os próprios pais a criar os filhotes'' e na terceira posição ''Criar com Mandarins''.
Vou então dar a minha opinião sobre este assunto:
Na minha maneira de ver, e como já tenho alguma experiência em pássaros e principalmente em criar Goulds, seguramente que a melhor opção é criar com Bengalins, pois este é um pássaro muito ''dado aos filhos'', apesar de por vezes alguns abandonarem a ninhada, mas isso só acontece quando são casais novos, por isso depende muito dos casais. Para já não tenho razão de queixa dos meus Bengalins, pois até agora têm-se portado todos bem, até porque tenho-os todos preenchidos com ovos e filhotes de Gould, inclusive tenho um casal com 7 filhotes, todos eles grandes já, outros dois casais com 6, e nasceram ontem 5 crias de Gould noutro casal também. Por isso como vêm, os meus casais, tanto de gould como de Bengalim, para já estão de parabéns.
Seguidamente dos bengalins vem a criação com os próprios pais. A maior parte dos criadores e de quem cria Goulds, sabe perfeitamente que o Gould é um pássaro muito frágil, tanto a nível reprodutor, como a nível físico e que nem todos os casais criam os filhotes, muitos até nem acabam por entrar no ''choco'', apesar de alguns acabarem por criar os filhotes e há quem diga que eles crescem mais fortes e saudáveis, quanto a isso não posso dizer nada, porque até agora nunca tentei criar com Goulds directamente, pois sempre tive à disposição Bengalins e prefiro jogar pelo seguro, arriscando muitas vezes meter os ovos em casais jovens. Talvez um dia destes, quando se ''esgotarem'' os casais de bengalins deixe um casal de Goulds a criar directamente e logo verei no que dá.
Finalmente está a criação com Mandarins. O Mandarim é um pássaro muito parecido com o Bengalim, pois também é capaz de criar Goulds, só não é tão atencioso como o Bengalim, quanto a isto eu posso opinar, pois tenho um amigo que ja criou Goulds com mandarins.




Casais de Gould (menos a gaiola pequena)


Por hoje é tudo, fiquem atentos à próxima noticia.
Até lá...

Sem comentários: