sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fauna Europeia, um tema Polémico

Boa noite
Hoje estive a reflectir sobre uma conversa que tive ontem com um colega. Falamos de Goulds mas também tivemos outra conversa, e essa conversa foi sobre um tema, digamos, polémico no ramo da ornitologia, e esse tema é A LEGALIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DE AVES DA FAUNA EUROPEIA.
Na minha opinião, deveria ser legal fazer criação de aves da Fauna Europeia, e faço referência ao Pintassilgo. O Pintassilgo, é uma ave que presumo que a maior parte dos criadores de pássaros preza e a sua procura é bastante grande, pois como todos sabemos, esta é uma ave frágil e basta que o criador se descuide, quer na alimentação, quer na higiene, que o Pintassilgo fica logo doente, a maior parte das vezes ganha uma junção de doenças tão conhecida como ''faca''. Mas como estava a dizer, eu sou a favor da criação destas aves, pois comparado com os outros países, em Portugal não se pode fazer criação, em Portugal, Nada se pode fazer relativamente a isso. E aqui deixo uma questão que deve preocupar alguns criadores e até a mim me preocupa um pouco:
O que acontecerá nas exposições ornitológicas de Fauna Europeia em que os criadores de outros países se apresentarão com aves desta fauna, e nós Portugueses nem isso temos para expor?
A resposta é simples: ISSO É PROIBIDO EM PORTUGAL.
E é proibido por culpa do Português, pois o povo Português caça Pintassilgos e vende ou guarda para o próximo ano continuarem a caçar, o que o torna diferente do Espanhol. Não estou a inferiorizar o Português, mas sim fazer ver a realidade das coisas. O Espanhol apanha as aves, estuda-as, anilha-as e no final solta-as, assim como outras que são para a criação e assim evitar que esta espécie fique em vias de extinção.
Acredito que o Português consiga ser assim, até porque ja há Portugueses que optam por esse método, o que já é bom.

Esta notícia não se relacionou com Goulds, e peço desculpa por isso, mas como disse anteriormente, é um tema polémico, interessante, e deve ser divulgado e discutido entre os criadores de aves.


Pintassilgo (Carduelis carduelis) uma ave da fauna Europeia



Lugre, também conhecido como Santiago (Carduelis spinus)
também pertence à fauna Europeia

Estes são apenas 2 exemplos de aves da fauna europeia.
Por hoje é tudo, até à próxima notícia...

2 comentários:

FMarta disse...

Boa tarde, Rui Azevedo!
Vim pela 1ª vez ao teu blog, despertou-me a atenção o "tudo sobre Diamantes de Gould" e entrei. Também eu crio Diamantes de Gould à 3 anos para cá e na época de criação anterior tive um casal de Goulds que me criou 13 filhotes (criados pelos próprios pais), é claro que fiquei radiante.
Logo a abrir esta notícia sobre a Fauna Europeia, a qual também eu admiro e aprecio. este comentário vem no sentido de dar o meu apoio a todos aqueles que acham que a criação de Fauna deveria acontecer e deveria acontecer o mais rápido possível, pois senão continuamos a perder o comboio e a chegar atrasados ao futuro.
Não nos conhecemos mas aceita um abraço e felicidades para esta época de criações.
Cumprimentos,
Fernando Marta

Anónimo disse...

Boa noite Rui, parabéns pelo site, muito bonito seus gold, também sou criador de gold na cidade de Betim-mg/Brasil, qualquer coisa meu tel.31--93076926. e-mail:leonardojapao85@hotmail.com - Abraço Leonardo Hanaoka.